sexta-feira, 8 de abril de 2011

Espécie ameaçada

"... vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações "
Renato Russo
 
A espécie que mais necessita de proteção e correção: a espécie humana.
    Todos partiremos, mais cedo ou mais tarde. Mas, do jeito que as coisas estão indo, seremos logo os últimos exemplares entre as muitas espécies já desaparecidas, vivendo seus últimos dias com as mesmas ilusões que nossos antepassados (totalmente alheios à realidade!), enquanto muitos outros membros “dos nossos” vivem cada minuto da sua vida com pesar. E não aprendemos a lição.
Pessimismo da minha parte? Absolutamente! Como ser humano, digo que lamento muito pela barbárie na qual vivemos. As pessoas desenvolveram a capacidade de se autodestruir e eu temo pelos filhos que ainda não tive.
O caos é uma ordem por decifrar. Não posso fugir a essa realidade. Eu leio as notícias de manhã, pra saber qual é a tristeza da vez. Lembro de quando eu tinha 12 e assistia ao jornal com meu pai. Ele sempre via e ouvia tudo em silencio. Agora eu me pergunto se essa quietude era por lamentar que nós tivéssemos que viver aqui e assim.
A paz parece um desejo de todos; a guerra uma necessidade prazerosa de quem vive onde a vida não é aproveitada. A inteligência humana salva vidas, mas a ganância tira várias! No fim das contas, o homem é o lobo que devora o próprio homem e isso é triste.
Eu gostaria que meus futuros filhos pudessem viver inocentemente. Gostaria de ser capaz de protegê-los, mas quem pode garantir qualquer coisa, quando se trata da humanidade e seu futuro?
Nietzsche me impressionou com uma frase: “será necessário nos tornarmos desumanos, para nos tornamos humanos?” Ah, meu caro, quem há de saber?! Será que já não é assim que funciona? Penso com saudade na minha infância. Acho que as coisas ainda não estavam tão ruins quando eu ainda podia brincar na rua até tarde com a minha mãe me olhando sentada na calçada... querer isso pro futuro, por enquanto, não passa de uma utopia encantadora.


4 comentários:

  1. É Camila, é msm triste pensar o q nos aguarda talvez não seja um futuro dos mehores... o presente já me preocupa bastante... mas não vamos perdr a esperança!
    Gosto mto de ler oq vc escreve. Abraço

    ResponderExcluir
  2. "Se o mundo vos aborrece, sabei que primeiro do que a vós, que aborreceu a mim.
    Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece."

    João 15:18

    Veio a mim depois de ler ser post.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sim, André, não perco a esperança, ainda acredito nas pessoas e, sobretudo, em Deus.. só fico impaciente, às vzs me sinto de mãos atadas.. mas há de melhorar, não?
    Obrigada, espero vê-lo sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  4. ah Day, coube perfeitamente com o que eu sinto, obrigada! Eu tento sempre pensar que nada foge do controle de Deus e que pra tudo há uma razão.
    Beijos!

    ResponderExcluir